Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017   

 
 .:: Hotéis e Pousadas
 Ordem Alfabética
 Por Bairros e Distritos
 Por Tarifas
 Locais para Convenções
 .:: Pacotes
 BAUERNFEST 2017
 .:: Saúde e Beleza
 Spas - Clínicas - Terapias
 .:: Eventos e Serviços
 Festas e Eventos
 Serviços e Manutenção
 Transfer e City Tour
 .:: Onde Comer e Beber
 Restaurantes e Pizzarias
 .:: Imóveis
 Aluguel por Temporada
 Imobiliárias
 .:: O Que Fazer
 Bares e Casas Noturnas
 Lazer e Aventura
 Cinemas e Teatros
 Pólo de Compras
 .:: Turismo
 Ecoturismo
 História de Petrópolis
 Turismo Cultural
 Turismo Histórico
 .:: Informações Úteis
 Como Chegar
 Mapa
 Telefones Úteis
 .:: Ligue Petrópolis
 Classificados Petrópolis
 .:: Fale Conosco
 Contato
  .:: Notícias
 

O município de Petrópolis fica a 60 km ou aproximadamente 1h da capital, Rio de Janeiro.

A viagem é sem dúvida muito agradável, ainda mais quando iniciar subida da serra, onde sentirá o clima mudando conforme se aproxima do topo, tornando o ar cada vez mais fresco e a vegetação em torno da estrada, mais densa e bela...e ao chegar no Portal da cidade, observará construções que se referem ao histórico e a colonização da Cidade Imperial.

O Museu Imperial, antigo palácio de verão da família imperial, fica no Centro da cidade e tem acesso fácil. Com ótima sinalização, tanto indicando os bairros quanto as atrações turísticas, não terá dificuldade para se chegar ao destino desejado.

Se for de carro, procure vaga na praça da Prefeitura, que fica do outro lado da rua do Museu ou na Av. Dom Pedro I, que fica atrás ou ainda em estacionamentos pagos na rua 16 de Março, que fica próxima. Não há estacionamento dentro do complexo que abriga o Museu.

Museu Imperial

     museu-imperial-entrada-principal

Há duas entradas para o complexo: um portão menor que dá acesso ao Museu através dos jardins e um maior próximo da bilheteria. Entrando pelo primeiro, próximo ao estacionamento das charretes que oferecem passeios pelo centro histórico, será necessário caminhar até o local da compra de ingressos, que fica junto do outro portão.

A bilheteria funciona das 11h às 17h30. A visitação ao Museu vai das 11h às 18h. Não há venda de ingressos pela internet, mas é possível comprar antecipadamente na bilheteria.

Consulte os valores do bilhete de entrada para adultos, crianças maiores de 7 anos e idosos – Museu Imperial de Petrópolis . A entrada é gratuita para menores de 7 anos e maiores de 80. Há um ingresso família, com duas inteiras e duas meias) que atende, por exemplo, a dois adultos e duas crianças e idosos. Ver mais

Na entrada do palácio haverá outra fila, que será para calçar as pantufas, para preservar o piso (encerado), e receber as orientações básicas: não se pode fotografar no interior do Museu; mochilas e bolsas devem ser deixadas no guarda-volumes; você pode levar o celular, desde que não use para fotografar; se preferir, pode levar sua carteira (uma funcionária distribui sacolinhas de plástico para você carregar a carteira durante a visita).

O circuito acompanha a distribuição da casa e acaba se dividindo em quatro partes. Na ala inferior à direita de quem entra os destaques são a sala de jantar com a mesa arrumada com louças e cristais para uma refeição formal, a sala de música com instrumentos e a sequência de saletas mais escuras onde se encontram, sob focos de iluminação dirigida, a coroa de D. Pedro II, o traje majestático e a pena de ouro com a qual a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.

No andar superior, também à direita, o berço folheado a ouro, usado pelos filhos da Princesa Isabel, e da Sala do Estado (ou sala do trono).

Vale chamar a atenção para o gabinete particular de D. Pedro II, que fica quase no final do circuito do andar superior. Lá estão o telefone e a luneta usados pelo Imperador. Nosso último monarca era um geek, gostava de ciência e era early adopter das novidades tecnológicas da sua época (como a fotografia).

Logo após ao gabinete há uma saleta de vidro com reconstituição de uma “sala de banhos”, com objetos de higiene pessoal.

O circuito termina no andar inferior pela ala à esquerda de quem entra. Ali ficam a loja do Museu (quem não levou a carteira e quer comprar uma lembrancinha tem que voltar ao guarda-volumes) e salas temáticas. A mais interessante é dedicada à Princesa Isabel e à abolição da escravatura. Estão expostos fotos de escravos, roupas e objetos como algemas de ferro e um tronco. Também nessa ala há um quadro com a árvore genealógica da família imperial, desde D. João VI até os filhos da Princesa Isabel.

Ao sair do Palácio, não deixe de ir ao anexo onde há uma exposição de veículos antigos, liteiras, carruagens e uma locomotiva. O destaque é a carruagem cerimonial de D. Pedro II, protegida em uma enorme caixa de madeira e vidro. Nesse ambiente pode-se fotografar à vontade.

O palácio tem elevador interno para quem tem dificuldade de locomoção.

O complexo do Museu oferece banheiros em uma construção verde que fica à direita de quem olha de frente para o palácio, a uma boa distância da bilheteria. Os banheiros mais próximos estão na cafeteria, uma casinha recuada situada no caminho entre a bilheteria e o palácio. Os clientes não pagam pelo uso do banheiro, mas os que entram para somente utilizá-lo, será cobrado uma taxa de R$ 2,00.




>>VOLTAR



 .:: Publicidade

 .:: Apoio

 

• Hotéis em Petrópolis por ordem alfabética • Hotéis em Petrópolis por tarifas
• Hotéis em Petrópolis por distritos • Pousadas em Petrópolis por ordem alfabética
• Pousadas em Petrópolis por tarifas • Pousadas em Petrópolis por distritos
• Hotéis e pousadas em Petrópolis para convenções • Hotéis e pousadas em Petrópolis por pacotes
• Petrópolis - Pousadas em Petropolis, hotéis e lazer

© 2004-2016 Todos os direitos reservados Ecomputer • Desenvolvido por EComputer